Olhar para que o que não se tem, achar sempre insuficiente e alimentar cada vez mais a falta, também chamada de escassez ?, ou olhar para a vida, agradecer por tudo (o bom e o não tão bom) e, com esse sentimento, buscar a mudança necessária para criar uma vida que se ame viver? Essa última opção que mencionei é conectar com a Gratidão.
Para alguns, ser grato é quando alguém faz alguma coisa por essa pessoa e ela agradece. O nome disso não é gratidão, é educação. Tem gente que diz: “eu sou grato, vou a igreja e agradeço sempre”. O nome disso também não é gratidão, o nome disso é oração. As duas coisas são fundamentais e importantes na vida, mas ainda não é gratidão.
Mas Dani, o que é gratidão? É uma mudança profunda no olhar. É colocar as lentes da humildade e reconhecer que a vida nos presenteia com muitas coisas, porque é abundante em essência. O maravilhoso fato de respirar, poder se alimentar, se mover, raciocinar sem dificuldade já é uma dádiva.
Gratidão é no lugar de olhar para os problemas, começar a olhar para as bênçãos. No lugar de olhar para os obstáculos, olhar para as oportunidades. No lugar de olhar para o que não está dando certo na sua vida, começar a olhar para o que funciona, porque tudo que você coloca seu foco e energia, expande.
Independente da classe social, idade, religião, quando a gente altera o olhar, a gente altera os resultados. E transformar essa maneira de enxergar a realidade tem que ser de maneira efetiva, porque na realidade nascemos “reclamando” (rs). Já pensou sobre isso? A primeira coisa que fazemos quando chegamos ao mundo é chorar. Continuamos em lágrimas porque sentíamos fome, sono e assim por diante.
Mas o “choro” de agora que é a reclamação, não tem a função que tinha antes e pode viciar o olhar neste cenário. A vida dá mais do mesmo e o que significa isso? Se há reclamação de falta de dinheiro, o “presente” que a vida vai trazer é mais falta de dinheiro. Se há um descontentamento profissional e há reclamação, ela vai trazer mais descontentamento.
Já pensou na palavra RECLAMAR? Clamar pedir com muita força. Reclamar é pedir 2 vezes. Que tal reclamar a abundância divina a que temos direito? Que tal reclamar todas as coisas boas que queremos em nossas vidas para passo a passo construir a vida que amamos viver ?
Quando agradecemos pelo que temos e já antecipadamente pelas coisas que queremos em nossas vidas como se já fizessem parte, nosso cérebro começa a entender que gostamos do temos, e passamos a criar e a nos conectar com essa vibração positiva, e a VIDA DÁ MAIS DO MESMO, e vai nos mandar em abundância aquelas coisas que estamos agradecendo.
Parece tão simples, que as pessoas duvidam que isso possa ser tão poderoso. Na Bíblia, há mais de 300 passagens: há tudo daí graças. E como diria o sábio São Francisco de Assis Frase de Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” Vamos dar o primeiro passo dessa mudança de olhar hoje e conectar com a gratidão?